segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Fimo ... afinal o que é?

O fimo já começa a ser muito conhecido pelo mundo do artesanato mas nem sempre as pessoas percebem como é que aparecem as flores e os efeitos. Decidi então dar aqui uma pequena explicação.
O fimo é uma espécie de plasticina só que este depois de moldado vai ao forno e fica duro. Depois de cozido é normalmente lavado,lixado, polido e envernizado se pretendermos mais brilho.
Para fazer efeitos no fimo como é o caso das pedras que tenho feito e postado aqui no blog é preciso moldar o fimo fazendo várias canas até termos uma flor e depois é preciso envolve-lo cuidadosamente na cor exterior e só no fim de tudo é que temos uma cana e ai é que pode ser aplicado às pedras.
Não é muito fácil de explicar, as flores não são pintadas mas sim moldadas, por isso é que são trabalhosas de fazer e difíceis de repetir, mas vale a pena o esforço não acham??? Ficam em baixo umas fotos que tirei do antes e depois, embora a cana em cinzento e preto ainda nao tenha sido utilizada, faz parte dos proximos projectos


Sem comentários: